O Trabalho com Projetos
Teoricamente, cabe ao Supervisor escolar informar ao docente que o
trabalho com Projetos dá a possibilidade de optar entre a transmissão de informações e
a construção de conhecimento, para que os alunos sejam capazes de transformar
as informações recebidas em conhecimento.
Um
conhecimento que se transforma em aprendizagem e que seja motivador.
O
desenvolvimento de um projeto pode ser uma motivação para que o professor e os
alunos construam juntos uma base para que haja as competências e habilidades sendo orientadas de uma forma correta.
Muitos
professores têm dificuldades de trabalhar com Projetos por não entenderem o seu
conceito e não se apropriarem corretamente de sua extensão e possibilidades.
Pensam que é
um modismo, como todas essas tentativas de inovação do ensino brasileiro.
No entanto,
trabalhar com Projetos é fazer uma ponte para unir dois mundos que coexistem
separadamente: a vida e a escola, o conhecimento do senso comum e o
conhecimento acadêmico.
Para iniciar
um Projeto, é necessário uma retomada prévia do conhecimento prévio e acumulado
das crianças e confrontá-lo com os resultados do conhecimento apurado nas pesquisas realizadas para a confecção do
mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário