quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Semana de 27/01 a 31/01

Nessa semana, serão realizadas sondagens que resgatarão os conhecimentos do 3º ano, principalmente nos três últimos meses

SONDAGEM DE EIXOS MATEMÁTICOS


·       TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
·       ESPAÇO E FORMA
·       NÚMEROS E OPERAÇÕES
·       GRANDEZAS E MEDIDAS

c Números e Operações

 cada criança, será dada uma folha padrão para realizar a sondagem numérica
os números ditados serão:

5 -11-86-90-150-555- 6384-2010-2017


números estão na lista)Exemplo de resposta (e como entender a hipótese do aluno)
5  É conhecido como "marco", pois é de uso frequente (notas, moedas etc.). O aluno conhece alguns números "marco" e os grafa corretamente.
11  Pode ser chamado de número opaco, por não deixar claro ao falar (onze) o princípio aditivo do sistema de numeração (dez mais um).11  Embora seja um número opaco, é um número baixo e bastante conhecido. A criança não encontra dificuldade para grafá-lo.
86  Está num grupo que pode ser chamado de transparente. Com a fala, é possível perceber quais são os algarismos que formam o número.806  Para grafar o 86, usa a dezena inteira (80) e, na sequência, a unidade (6), mostrando que se apoia na fala para construir o número.
90  Representa uma dezena cheia, mas é diferente do 100.90  Ao acertar, o aluno mostra conhecer números redondos.
100  Outro "marco", de uso social frequente, tem três algarismos.100  Como no exemplo acima, conhece números redondos.
150  Pode ser composto com outro já ditado (100), o que ajuda a entender como os alunos articulam conhecimentos sobre os "marcos" e possíveis números novos.10050  Apesar de conhecer os números redondos, o aluno segue o mesmo padrão do que fez com o 86. Apoia-se na fala e escreve o 100 seguido do 50.
555  Pode parecer fácil, por ter três algarismos iguais. Mas algumas crianças, numa hipótese inicial da escrita numérica, acham que repetir é errado.700505  Acha que repetir o mesmo número três vezes é um erro. O sete pode estar sendo usado como curinga, de forma aleatória.

Fonte: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário