sábado, 28 de abril de 2012

A ética docente e a Supervisão Escolar



O autoritarismo nas relações escolares já não é a mola mestra de um processo escolar que se paute em uma questão ética.
O Supervisor escolar deve ser antes de tudo, um Educador. Ele deve estar disposto a construir uma visão pedagógica do Conjunto e ser um administrador e supervisor da realização do ensino.
Vejo muito autoritarismo nas relações docentes da Secretaria da Educação de Assis, onde o humanismo, teoria que defende a dignidade do ser humano inexiste.
Em outra escola, em outra realidade, observei que a Diretora se preocupa  antes de tudo,com o educador.
Pois segundo o seu parecer, se o educador não encontrar apoio entre seus pares e seus colegas que lhe são hierarquicamente superiores, nunca conseguirá realizar bem o seu trabalho.
Aprender a aprender,  aprender a ser, aprender a conviver,aprender a aprender e aprender a fazer.
O Supervisor Escolar deve ter clara essas cinco metas para desenvolver seu trabalho. Em primeiro, deve-se   dar um tempo de adaptação para os professores novos que enfrentam uma nova realidade e até que se adeque a ela, pois sem sensibilidade para a fragilidade de certos acontecimentos não se realiza um bom trabalho pedagógico.
O Supervisor deve também conhecer as práticas e as teorias que embasam o trabalho docente. Conhecer as fases de aprendizagem para poder orientar.
Temos como certo de que sempre estamos aprendendo algo e que o professor nunca está pronto.
            Na verdade, não só no trabalho, mas em todos os aspectos de nossa vida, estamos constantemente percebendo que não estamos prontos, não fomos acabados. Vivemos um processo de mudança diariamente. é justamente o fato de termos essa consciência, que nos motiva a crescermos, a estudarmos mais, a buscar o novo, o desconhecido.
Pontuamos que o acima exposto não quer dizer que o professor não sabe nada, é um zero à esquerda ou uma tábua rasa, pelo contrário, ele sabe muito, mas por mais que se saiba sempre é pouco, afinal mudanças ocorrem todos os dias, e quem não segue a evolução das coisas, com certeza será um desempregado daqui alguns anos. Ninguém nasce pronto, estamos sempre nos construindo, aprendendo coisas novas, podemos ter 100 anos e ainda assim não teremos aprendido quase nada nessa vida, ninguém sabe tudo de tudo.
             A respeito disto, Celso Vasconcelos ressalta que "perceber que este professor novo que nós queremos construir não está pronto. Ele vai se construir no processo". Só quem tem coragem e é humilde consegue mudar e vencer.






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