domingo, 24 de janeiro de 2010

Trabalho em equipe




O que é uma equipe e como trabalha?




Uma equipe é um grupo de pessoas que possuem objetivos claros, sabe aonde quer chegar, respeitando e incentivando o crescimento de cada um de seus componentes.

Os componentes de uma equipe se conhecem, tem uma relação direta, havendo unidade de espírito e ação.

Uma verdadeira equipe se articula, se complementa, dependendo uns dos outros para objetivos comuns.

Não há em uma equipe verdadeira condições opressivas de trabalho, pois assim que se detecta a opressão, substituem-na por processos e políticas que estimulam as pessoas a trabalharem de forma efetiva para objetivos comuns.

Conforme MOSCOVICI (1996) “... desenvolver uma equipe é ajudar a aprender e a institucionalizar um processo constante de auto-exame e avaliação das condições que dificultam seu funcionamento efetivo, além de desenvolver habilidades para lidar eficazmente com esses problemas.”

...”As equipes são formadas por pessoas, e as pessoas são diferentes, reagem de forma distinta em situações diversas e o fazem também sob o comando da emoção e não apenas da razão. A chave está em aprender a respeitar e a lidar com essas diferenças. Para entender isso, basta fazer uma analogia dos membros de uma equipe com as ferramentas de uma marcenaria, onde cada membro tem a sua individualidade, as suas características, tais como as ferramentas que não são iguais. Mas é sob o comando do marceneiro, que

utiliza cada uma das ferramentas no momento certo, que nasce o lindo móvel de qualidade.

Então, sabendo ou não dessa realidade, é assim que ela funciona nas relações das pessoas dentro ou fora das organizações. Desconhecê-la é uma coisa, negá-la é impossível e compreendê-la é a nossa obrigação”. (Preissler, Rev. PEC, Jul. 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário