sexta-feira, 24 de julho de 2009

Planejar é preciso


Planejar é preciso


O planejamento é uma das âncoras pelas quais a professora vai nortear o seu fazer;
Inicialmente, não tinha tanta consciência da necessidade do planejamento;
Quando eu assumi a classe do pré iii, não tinha muita consciência do que ia fazer e ali, como apoio, tinha o o livro didático alet II, de marco Antonio hailler;
As teorias educativas estavam frescas na minha cabeça e resolvi adotar projetos como o “projeto corujinha” e utilizar a metodologia de ensino de Paulo freire;

Revisando a prática

Hoje eu não faria isso. Poderia em uma aula experimental, utilizar uma palavra geradora , porém, eu iria utilizar a prática vigente na escola;
O orgulho ferido vai sendo substituindo pelo que é uma ação pedagógica prática;
Uma ação educativa deve, em primeiro lugar, receber uma aprovação da diretora e da coordenadora e dos pais e mães da comunidade escolar;
O objetivo das visitas das estagiárias em sala de aula é justamente estar implantando novidades, só que essas raramente são aceitas.
No livro do proletramento, por exemplo, não vi uma referência sobre a metodologia de freire ou coisas como o “projeto corujinha”;
Utilizar músicas na educação infantil é uma atitude que deve ser pensada, quando, por exemplo, as músicas não forem as tradicionais;
Lembro-me que levei música clássica para a sala de aula e não tinha um projeto para utilizá-la.
Isso foi muito mal, já que foi improdutivo;
Essa improdutividade estava ligada à minha visão adultocêntrica;
As crianças receberam esse tipo de música com uma curiosidade natural e algumas delas pensaram que eu ia ensinar ballet.
Um aspecto positivo desse tipo de música na sala de aula foram momentos de relaxamento e práticas de expressão corporal que essa música proporcionou;
Na apresentação do final de ano, eu vi que não era só eu que era meio “sem noção’;
A música do coral, acompanhada por violão foi “eu não existo longe de você”, de Claudinho e bochecha;
Não ficou muito apropriadom afinal de contas.
Mas é errando que se aprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário