domingo, 3 de janeiro de 2010

Qaul é o lugar na Universidade nas escolas públicas, no ensino fundamental e médio?

Qual é o lugar da Universidade nas escolas públicas, no ensino fundamental e médio?




Fonte: PATO Souza Maria Helena de- in “Trajetória e Perspectivas na formação de educadores”- org Lazzari Rachel;

Com essa leitura, finalmente, eu pude fechar todos os pontos desatados desse grande nó que e a educação brasileira no tocante a minha formação e a minha atuação profissional nas escolas da rede pública e o papel da minha formação como aluna da UNESP.

Recebo muitas críticas, mas não há fundamentos para elas. Nas escolas que trabalhei, fui obrigada a assinar termos em cadernos de atas, que chamam de “ocorrências” e vi que isso acontece com todas as professoras.

Como diria a Dra. Adriana Sobral, ninguém é obrigado e não há fundamentos para que alguém produza provas contra si. Essa fala também está contida no Código  Civil brasileiro.

Como uma historinha infantil, Joãozinho foi mal na escola e a professora o obriga a por as orelhas de burro e ir para a lousa escrever cem vezes: eu sou burro, eu sou burro, eu sou burro, e cem vezes no caderninho de Joãozinho, que como mau aluno, não cuida direito do seu material e o caderno dele tem todas as orelhas possíveis e imagináveis.

Então quando há um juízo de valor precipitado, baseado naquele código burguês: ‘ “ “Manda quem pode e obedece quem tem juízo” , nós temos que assinar essas atas produzindo provas contra nós mesmas.

A única saída para escapar disso é puxar o saco e fazer como a diretora acredita que é certo. Exemplo: se ela acha que o método fônico é o ideal e não acredita no construtivismo, a pobre professora do ensino fundamental tem que ensinar os alunos de alfabetização com a metodologia do fonético e mesclar, com autorização da coordenadora alguns itens do construtivismo que passam como corretos. Utilizam para justificar isso a sua autoridade na hierarquização de seu cargo e a unificação de um “projeto pedagógico”.

Quem está mal preparada para a função nesse momento? A professora ou a diretora?

Não estou isenta de falhas, ainda que a minha formação seja a melhor possível, no quadro de valores da educação.

Então apesar do meu valor posicional ser bom, se eu não aprender com os meus erros, vou virar um zero a esquerda.

E zero a esquerda não vale nada.



What is the place the University in public schools in elementary and high school?




Source: PATO Maria Helena de Souza-in "Trajectory and Prospects in the training of educators" - org Lazzari Rachel;



With this reading, finally, I could close all the points that untied the knot and the great Brazilian education regarding my training and my professional activities in public schools and the role of my training as a student at UNESP.

I get criticism, but there is no basis for them. In school I worked, I was forced to sign books in terms of minutes, they call "events" and saw that it happens to all teachers.

How would the Dra. Adriana Sobral, and no person shall be no grounds for someone to produce evidence against him. This statement is also contained in the Civil Code Brazil.

As a children's story, Johnny was badly at school and his teacher forces him to the ears of an ass and go to the blackboard to write one hundred times: I'm dumb, I'm dumb, I'm dumb, and one hundred times in the notebook of Johnny, who as bad student, do not take care of your stuff right and the product it has all ears imaginable.

So when there is a value-judgment precipitate, based on that code bourgeois" Have those who can and obey whoever is sensible, "we have to sign such minutes producing evidence against ourselves.

The only way out is to pull  up and do as the director believes is right. Example: If she thinks the phonic method is ideal and does not believe in constructivism, the poor school teacher has to teach students literacy with the methodology of phonetic and merge with the authorization of coordinating some items of constructivism that are as correct. They use it to justify their authority in the hierarchy of the office and the unification of a "pedagogical project".

Who is ill-prepared to function at this time? The teacher or the director?

I'm not flawless, even though my training is the best possible in the context of values education.

So despite my place value is good, if I did not learn from my mistakes, let me turn a zero left.

Zero and the left is worth nothing.












Nenhum comentário:

Postar um comentário