domingo, 20 de setembro de 2009

Realidade e Escola


A (I) MUTABILIDADE DAS REGRAS

As regras levaram muito tempo para ser construídas, e segundo Macedo (1996), et all, sua mutabilidade não é encontrada nas crianças.
A regra não é boa ou má em si, segundo algumas crianças do Estudo, mas ela é útil, pois regulamenta o viver em sociedade.
O que a criança pensa a respeito das regras escolares? Segundo esse estudo, devem ter sido inventadas por alguém superior: Deus ou a Diretora da Escola;
Para as crianças estudadas, as regras são sagradas e necessárias.
Na realidade da sala de aula, observei que se a professora ou o professor não sabe impor respeito, os construtos observados nesse contexto não tem sentido nem fundamento.
Em uma sala de aula de uma escola de periferia as crianças davam tão pouco valor as regras, que só ouvem e sossegam quando eu grito com elas e pareço muito brava.
Aos poucos foram me ouvindo e o respeito foi sendo construído com muita paciência e perseverança.
Percebi que alguns funcionários da escola temiam a reação dos familiares das crianças, como agressões de variados tipos fora da escola ou até mesmo dentro da mesma.
Senti-me refém e fui seriamente advertida pelos superiores hierárquicos quando eu comentei e mostrei que havia um procedimento jurídico adequado para esse tipo de violência se ela continuasse a ser praticada contra mim.
Funcionam em extremos: a autoridade jurídica ou policial para conter os excessos e o papel do diálogo como inútil.
Em outra reunião, com o MEC propondo a construção de uma comunidade escolar que privilegiasse o contato e a interação das famílias e das escolas, sugeri atividades artísticas e de leitura como aproximação.
Fui lembrada que essa aproximação já havia sido praticada e que não havia surtido o efeito esperado.
Então, esse Estudo tem o seu fundamento quando observa sobre a construção de regras escolares e a sua imutabilidade.
As regras são as seguintes:As Professoras devem estar em um extremo e as famílias em outro extremo. Os papéis não devem se misturar.
Quem ensina são os professores. Quem aprende é a Comunidade.
A Professora tem que ser “brava”. A fila, mesmo mista tem que cumprir uma ordem regular.Causa estranhamento as carteiras e as mesas dispostas em outro sentido.A relação deve ser vertical. O ensino deve ser transmissivo e conteudista.
Vai ser necessário muito tempo para qua a inovação do Ensino possa ser praticada na sala de aula.




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