sábado, 11 de julho de 2009

Continuando o assunto sobre a Psicopedagogia

Para a Psicopedagogia contemporânea, o conhecimento não se fragmenta, porém se percebe ser necessário conhecer as partes para juntá-las no todo.
A aplicação de uma visão de mundo obsoleta,vivenciada no coletivo, utilizando o mecanicismo da ciência cartesiana- newtoniana tem gerado crises, desemprego, poluição, que são as faces de uma grande crise de percepção que o mundo apresenta.
Antes de prosseguir nessa análise é necessário resumir o significado do ideário de Decartes e Newton, entendendo o fundamento dessa idéia da crise de percepção.
Descartes, o primeiro pensador moderno

Descartes é considerado o primeiro filósofo moderno. Em suas obras, Discurso sobre o método e meditações, estão as bases da ciência contemporânea.
“ O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico - que nada tem a ver com a atitude cética: duvida-se de cada idéia que não seja clara e distinta. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - cogito ergo sum, penso logo sou) e de Deus.
Existem, na lógica cartesiana quatro regras básicas:
· verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada;
· analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples;
· sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro;
· enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento. (Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre) .
Newton
Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643Londres, 31 de Março de 1727)[1] foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Em uma pesquisa promovida pela renomada instituição Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência[2]. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.(idem).
Segundo o pensamento de Capra,essa percepção distorcida do mundo se deve ao fato de “...Estarmos tentando aplicar os conceitos de uma
visão de mundo obsoleta – uma visão de mundo mecanicista da
ciência cartesiana-newtoniana – a uma realidade que já não pode
mais ser entendida em função desses conceitos. Vivemos hoje num
mundo globalmente interligado, no qual os fenômenos biológicos,
psicológicos, sociais e ambientais são todos interdependentes. (CAPRA,
2001,p.14).
Atualmente, todos os fenômenos do Planeta são considerados como interdependentes. A Psicopedagogia se preocupa em buscar o todo e depois as partes.
Tudo está atuando em todos, todas as partes de um mesmo sistema.

Então a Psicopedagogia nos remete à diversidade, ao olhar amplo, ao ver o todo e não só as partes. Mesmo porque a compreensão aqui tratada depende do ponto de vista, de uma forma de ver tudo em movimento constante e maravilhosamente interligado.
Essa concepção remete ao ato de pensar. Pensar, refletir e produzir. Gerar conhecimento.
Para Marilena Chauí, o mundo é reinventado quando o ser se apodera da primeira vez de um conteúdo, seja ele vindo da Arte, da Ciência e da religião e o reinventa.
Só o fato de se apropriar e entrar em contato, internalizando, acomodando aquele novo construto, já é uma reinvenção.
Tanto é reinventar, quando é desvendar, num processo de desencantamento do mundo. Passa-se do pensamento mágico para o pensamento exato, científico, ainda que envolto em várias vertentes.
Pode-se então, lembrar Leonardo Boff: todo ponto de vista é a vista de um ponto.
O sujeito aprendente é autor do seu pensamento.

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