domingo, 10 de junho de 2012

Metodologia de Pesquisa científica: abordagens




METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APONTAMENTOS E RESENHAS
A metodologia de Pesquisa é uma aquisição do aprendiz para ultrapassar os conceitos de memorização e síntese de todo conteúdo apreendido pelo mesmo durante a sua trajetória.
Em uma proposta ousada, utilizando um nível mais elevado de adquirir o conhecimento, busca-se a instauração da Autonomia e da autodependencia, formando um pesquisador apto a levantar seus próprios questionamentos e com isso,construir conhecimentos.
A Ciencia busca respostas exatas para os fenômenos e é necessário ter muito claro o objeto de pesquisa definido antes de realizar uma pesquisa.
Uma investigação que parte do primado do objeto em confrontação com a curiosidade do pesquisador que necessita buscar resposta para o seu questionamento.
E importante seguir um método. O que significa método?
Meta (além de) e ódos (caminho)sendo definido,segundo Rorey,(2010,apud Richardson, 1999,p.22), “como um caminho ou método para chegar ao obejtivo”.
Já na Grécia antiga, com Platão e Aristóteles, havia a preocupação de seguir uma linha exata para o descobrimento de eventos.
Tal exigência se consolidou, assim coloca-se com Bacon e Descartes.
O método científico clássico, com a orientação de Richardson, se coloca dessa forma:
1.       Formulação de um problema
2.       Buscar informações sobre esse problema
3.       Levantar hipóteses
4.       Predizer o resultado do teste das hipóteses
5.       Proceder a experimentação
6.       Aceitar ou rejeitar as hipóteses
Numa abordagem de sínteses do conhecimento adquirido, a integração do empírico com a simbologia, os conceitos e as ideias, ideias com experiência, trazendo a expressão de Michelleto (s/d) : ação-reflexão-ação;
Os conceitos são os seguintes: Indutivo, Dedutivo, Fenomenológico e Experimental.
A abordagem do Indutivo se guia pelas premissas que servem de base para um raciocínio criado a partir de observações empíricas.
De acordo com Popper, a irrefultabilidade do método indutivo e vã: só através de testes,de recortes do geral para o particular, a desfragmentação do objeto de estudo,  como preconiza o dedutivo, é que se pode chegar a uma conclusão exata a respeito do objeto de estudo, uma vez que o método indutivo não se baseia em experiências concretas, sendo concluídas através da subjetividade do sujeito que pesquisa, então, não há neutralidade,segundo o meu entendimento (Ruiz, 2012).
O método fenomenológico busca o ser no mundo, sem um quadro conceitual e referencial definido, abrangendo o fenômeno ocorrido, privilegiando o sujeito e o objeto, pois ambos estão imbricados.
Finalizando,método é o caminho escolhido pelo pesquisador para alcançar os objetivos do seu estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário