sexta-feira, 29 de junho de 2012

Gestão Escolar: Função Social e Política


GESTÃO ESCOLAR FUNÇÃO SOCIAL E POLÍTICA


Refletindo sobre esse Tema, fiz questionamentos que foram a fundo na problemática que enfrento no cotidiano.
Como posso educar meu aluno ou minha aluna e fazer com que aprendam se a escola é a coabitação de seres diferentes sob uma autoridade de uma mesma regra, sabedora de que a função da escola é instituir a Cidadania, se os seus valores são outros e a forma como ele é ensinado é totalmente distinta?
Cabe aqui falar sobre a Pedagogia assistencialista, que vem da boa vontade de professoras e professores, o tentar ajudar as crianças e confundirem a sua real necessidade de ter limites em relação a maneira como convive e preocupação em construir um futuro digno e honesto com assistencialismo, como doar objetos e alimentos?
Dar o peixe, ao invés de ensinar a pescar?
Dia desses, fui parar no Hospital, porque existe uma criança que atualmente é meu educando e parece não ter aprendido nada.
Um caso típico de falta de higiene com desestrutura familiar e bastante falta de educação.
A energia que me envolveu com a sua resistência em não querer ouvir, de cabeça baixa, punhos cerrados, lágrimas escorrendo pelas faces.
Quase falou de suas lutas, mas se manteve calado.
Ficou bom um ou dois dias, mas no terceiro dia, começou a me desafiar.
E aquilo me fez tão mal que tive ânsias a tarde e passei mal a noite inteira,poupando meu sofrido leitor ou leitora de detalhes sórdidos.
“A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas, etc. “(Libâneo, 1986:19).
Isso me lembra da obrigatoriedade de ter sempre o “coitadinho”, a quem podemos tranquilamente sobrecarregar com a nossa piedade piegas, esquecendo-nos de que é daquela criança que vem o nosso salário.
Acredito no que diz Bordieu e Passeron, “A escola é reprodutora dos valores da classe dominante”...
Mas tem gente inteligente que sabe “ que não é por aí, não é por nada não, não,não  é não pode ser, é claro que não é...será?”






Antes, porém de prosseguirmos devemos nos perguntar com simplicidade: O que é uma escola?  A escola é o primeiro lugar de atuação pública da criança. É o lugar onde a criança deixa de manejar coisas particulares para manejar elementos coletivos; deixa de manejar linguagens privadas para manejar linguagens coletivas; de manejar símbolos familiares para manejar símbolos coletivos, símbolos que pertenceram e pertencem a outras gerações. (Toro, 1999)
E o professor deve acolher essa criança e primeiro de tudo, respeitá-la. Respeitar suas origens, sua maneira de ser, sentir e pensar.
Um arquivinho de 10 megas saindo da minha cachola mostra que se o professor ou a professora não for respeitado ou respeitada pelos seus pares, ou pela sua hierarquia “superior” imediata, diretor, coordenador, o aluno não respeitará a professora, o servente, o agente escolar, o cachorrinho que dorme na porta, a formiguinha, e todos NÃO RESPEITARÃO O MESTRE OU A MESTRA, cujo único objeto de valor do seu estado de Arte é a credibilidade.
APRENDER A SER UMA ESCOLA EFICAZ
Antes de conhecer o Divino e Cia, o meu front era a beira do meu tanque,como toda boa escravilda , os meu cadernos, as minhas canetas,minhas músicas de protesto meu jeito peace and Love, a big sister achou que eu era meio hippie e isso nunca fui.
Hoje meu front é a escola e nela vou lutar com as armas que eu tenho.
Como aprender a ser uma escola eficaz?
·         Ter clareza sobre o que é e para que sirva a escola;
·         Reconhecer a responsabilidade da escola pela aprendizagem dos alunos;
·         Reconhecer e admitir que a eficácia da escola depende do que acontece dentro dela, e não do que acontece ou deixa de acontecer nas secretarias de Educação. O problema e a solução para aprendizagem dos alunos estão na escola.
As Características De Uma Escola Eficaz
Às vezes nos perguntamos: Como saber se uma escola é eficaz?
Na prática, as pessoas sabem. Nas cidades maiores, é comum observarem-se filas na porta de algumas escolas públicas e particulares quando é época de matrícula. Isso se explica porque um número considerável de pais procura de uma vaga “na melhor escola”. É nessas escolas que as filas são grandes.
Como os Pais Sabem que uma Escola é Melhor que Outra?
A verdade é que eles sabem, basta perguntar. Frequentemente, o que eles dizem coincide com os estudos sobre escolas eficazes, que apontam as seguintes características:
  • Bons Professores
Esta é a primeira resposta que vem a cabeça de qualquer pessoa – e que é confirmada pelas pesquisas. A escola boa é aquela que atrai, mantém e desenvolve bons professores.
  • Senso de Missão
A escola tem que ter senso de missão. Precisa definir com clareza sua proposta de ensino. Todos sabem os valores que são ensinados e praticados nessa escola.
  • Ênfase na aprendizagem
A ênfase deve ser na aprendizagem e do desempenho acadêmico dos alunos. Outras atividades podem até ser importantes, mas o principal é a aprendizagem, o domínio dos elementos, linguagens e símbolos coletivos de que fala Bernardo Toro.
  • Expectativa elevadas
Todos na escola ? professores, diretores, funcionários ­ acreditam nos alunos e esperam muito deles. A equipe educacional incluindo todos os funcionários não se conformam com a ideia de que “alguns alunos não têm jeito”, não desprezando os alunos que demonstram maior dificuldade.
  • Consistência
A escola faz o que promete fazer no seu PDE e na sua proposta pedagógica. Os planos e metas são para valer.
  • Avaliação
A avaliação é usada com frequência e serve, sobretudo, para melhorar o ensino ­ não para reprovar ou punir os alunos.
  • Ambiente agradável
A escola é limpa, organizada, tem um clima físico agradável, sempre mantém uma boa aparência, mesmo quando é pobre.
  • Ambiente ordeiro
A escola tem regras e todos cumprem. O que é combinado é para valer. Professores comparecem todos os dias, ministram suas aulas. Os alunos também comparecem de maneira prazerosa, os pais cumprem os compromissos que assumiram. As regras valem para todos, não há favoritos ou privilegiados.
  • Abertura para a Comunidade
 A escola eficaz é aberta para a comunidade. Voluntários e parceiros colaboram com a escola para que a sociedade como um todo receba os benefícios da educação.
  • Tempo, presença e exemplo
O diretor dedica tempo, tem presença e dá exemplo dentro da escola. Dá notícia do que se passa na escola com alunos, professores e com os demais funcionários. As notícias do programa de ensino também são partilhadas. Os professores também dedicam seu tempo e demonstram bons exemplos. Ética cidadania e compromisso são palavras comuns em seu vivenciar diário.

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