domingo, 6 de maio de 2012



As atribuições do Conselho de Classe


A primeira função de um Conselho de classe é desmitificar a avaliação que se faz dos alunos como  se uma classe fosse homogênea.
É trazer  a realidade que mesmo aqueles alunos e alunas que não tiraram uma boa média, devem  ser avaliados por outro viés.
O professor ou a professora que passou o período letivo inteiro com a criançada é o que está melhor preparado para lançar esse diagnóstico.
Vasco Moretto propõe o seguinte:
...”A questão é: o que a escola realizou para acompanhar este aluno durante todo o ano? E a família, os gestores da escola, o que fizeram para acompanhar o desenvolvimento do aluno? Se após oito meses de trabalho o estudante ainda está fraco o que de real foi feito para ajudá-lo? Não se pretende com esta reflexão tirar a responsabilidade do aluno e muito menos jogar a culpa da reprovação na escola. A análise tem que ser conjunta, pois a responsabilidade pela formação intelectual, social, psicológica e ética do cidadão é de todos”....(Moretto,2012).
Aos professores deve ser dada a oportunidade de praticar a equidade para que se reconheça o direito de cada um.
O maior mérito, no entanto é dar oportunidade aos professores de praticarem a virtude da equidada disposição para reconhecer igualmente o direito de cada um, para depois se praticar a justiça.
As decisões do professor ou professora deve ser respeitada, e pode ser revista se houver   uma reclassificação.
A questão da ética no conselho de classe é fazer a seguinte pergunta:
A decisão que será tomada trará benefícios, ganhos morais, ou malefícios? Rebaixamento da auto-estima, desvalorização docente.
Se a resposta for sim,trará benefícios, é uma decisão ética,se for ao contrário,não deve ser praticada, é anti ética.

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