domingo, 29 de abril de 2012

Supervisão escolar e o trabalho com Projetos


O Trabalho com Projetos


Teoricamente, cabe ao Supervisor escolar informar ao docente que o trabalho com Projetos dá a possibilidade de optar entre a transmissão de informações e a construção de conhecimento, para que os alunos sejam capazes de transformar as informações recebidas em conhecimento.
Um conhecimento que se transforma em aprendizagem e que seja motivador.
O desenvolvimento de um projeto pode ser uma motivação para que o professor e os alunos construam juntos uma base para que haja as competências e habilidades   sendo orientadas de uma forma correta.
Muitos professores têm dificuldades de trabalhar com Projetos por não entenderem o seu conceito e não se apropriarem corretamente de sua extensão e possibilidades.
Pensam que é um modismo, como todas essas tentativas de inovação do ensino brasileiro.
No entanto, trabalhar com Projetos é fazer uma ponte para unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola, o conhecimento do senso comum e o conhecimento acadêmico.
Para iniciar um Projeto, é necessário uma retomada prévia do conhecimento prévio e acumulado das crianças e confrontá-lo com os resultados do conhecimento apurado nas  pesquisas realizadas para a confecção do mesmo.


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