sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Contextos escolares

Contextos escolares


Fonte: Trajetórias e Perspectivas da formação de educadores_ Lazzari Rachel (Org.)




Um autoritarismo profundo rege as relações escolares, pontua o autor. Os educadores e administradores da Escola Pública estão separados dos usuários por esse contexto. Existe também preconceito racial e social que torna as coisas piores.

A democracia na escola pública, ainda é vista como assistencialismo. Os direitos da população são transformados em favores, prestados pela “bondade” dos que mandam.

Existem interesses hegemônicos pertencentes ao Currículo oculto.

O autor se refere também ao mandonismo e a demagogia. Orienta a buscar alternativas nos Cursos de formação dos professores, para que eles e elas dissipem essa ótica do autoritarismo sem fronteiras, essa burocracia sufocante.

No entanto, os autores que tão arduamente constroem todas essas teorias, esquecem que o professor e a professora são produtos de seu meio.

As condicionantes morais e sociais pertencentes ao Currículo oculto, a subserviência ao ter e não ao ser, fazem com que, desmotivados e cansados por um dia extenuante de trabalho, os docentes vão a esses cursos de capacitação descrentes de todas as prerrogativas traçadas pelo autor.

A convivência com os pais e mães mostra que a realidade da população é de uma pobreza gritante e sobra pouco espaço para manifestar uma democracia de verdade, sem ser pontuada pelo assistencialismo.

De antemão, o docente quer se sentir separado das mazelas sociais, talvez a sua própria realidade, quer ter um nível a mais. São construções feitas todos os dias, e os signos e símbolos se ostentação e de misere faz com que as coisas se perpetuem assim.





School contexts






A deep authoritarian governing these relations, the author points out. Educators and administrators of the Public School are separated by the users' context. There is also racial and social prejudice that makes things worse.

Democracy in public school, is still seen as welfare. The rights of the population are transformed into favor, provided by the "goodness" of the rulers.

There hegemonic interests belonging to the hidden curriculum.

The author also refers to mandonismo and demagoguery. Guides the search for alternative courses in the training of teachers so that they and they dispel this view of authoritarianism without borders, this stifling bureaucracy.

However, the authors build so hard all these theories, forget that the teacher and the teacher are products of their environment.

The moral and social constraints belonging to the hidden curriculum, the subservience to have and not to be, make, unmotivated and tired for a long day at work, teachers go to these training courses unbelievers, all the benefits outlined by the author.

Living with parents shows that the reality of the population is a stark poverty and there is little room to express a real democracy, without being punctuated by the assistance.

Beforehand, the teacher wants to feel separated from the social ills, perhaps your own reality, wants to have an extra level. Buildings are made every day, and the signs and symbols to ostentation and misere causes things to be perpetuated

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