domingo, 1 de novembro de 2009

Racismo

Racismo




O racismo é no Brasil, uma causa muito polêmica e por isso mesmo, não é discutida.

Todos nós, de uma forma ou de outra, temos um pouco de racismo.

O costume de ver as pessoas com a pele mais clara e condições financeiras boas assumindo as posições de mando e comando na sociedade faz com que sintamos certa estranheza quando é um negro ou uma negra que faz isso.

Assim como os negros que ascenderam socialmente, seja pelo capital cultural ou material são tolerados apenas o racismo é sutilmente destilado.

A dor de ver um policial negro tentando disciplinar um aluno também negro e pobre, dizendo que atos de desobediência e indisciplina são feitos só por aqueles negões que estão agora atrás das grades, e se o menino não parasse com atitudes violentas na sala de aula, ele iria se transformar num daqueles negões, deu me a exata dimensão da coisa toda.

Quantos professores negros e professoras negras que eu tive?

Quando foi que eu tive que assumir para mim a cor da minha pele escura?

Quantos presidentes negros o Brasil teve?

Quantos professores negros têm no quadro de docentes da Secretaria de Educação?

È uma discussão muito chata. Mas deve ser feita.

A naturalização da inferioridade salarial do negro, o seu status, a sua dificuldade em ascender socialmente, são pautas que merecem ser revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário