terça-feira, 11 de agosto de 2009

Didática e prática na sala de aula


A DIDÁTICA E A PRÁTICA NA SALA DE AULA


A parte teórica muito intensa do Curso de Pedagogia tem atrapalhado a vida de milhares de pedagogos quando assumem a sala de aula.
O estágio obrigatório não é de intervenção, é de observação.
Isso quer dizer que quando a professora entra na sala de aula ela não sabe nada da arte de ensinar.
Normalmente, estudamos a matéria de Didática, mas é outro amontoado de teorias.
Apostilas para os candidatos a professores xerocarem e às vezes nem lerem, pois o ensino se organiza em seminários.
Cada grupo estudará apenas o conteúdo que cairá no seu seminário.
Durante a sua observação, muitas vezes, ela se deparou com professores gritando com seus alunos e tratando-os com hostilidade.
É com esse espírito que ela vai para a sala de aula.
A ela é entregado um livro didático que não foi escolhido por ele.
Poderia ter sido ensinado que existem pelo menos quatro etapas a serem cumpridas para a aplicação desse conteúdo didático:
Selecionar, organizar, transmitir e avaliar os conteúdos do livro didático.
Existe, ao final de todo livro didático instruções bem claras quanto ao manuseio do mesmo.
Não sei se esse conteúdo instrucional tem sido observado e utilizado como deveria.
Quando a docente seleciona o que trabalhará, ancorando tal aprendizado com fontes paradidáticas, ele estará aprimorando o conteúdo pronto.
Quando ele organiza, terá um planejamento coerente que poderá ser modificado se precisar. Pois se ele não tem nada organizado, o que modificará?
Quando ele transmite de forma selecionada e organizada, ele mesmo tem um conhecimento prévio do que está sendo transmitido e pode.
Quando ele avalia, ele poderá perceber onde foi insuficiente e errado a forma como o ensino foi ministrado e resgatará o conteúdo, dando a si mesmo uma chance de aprender a ensinar e ensinar o que não foi aprendido.

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