sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Psicopedagogia como Ciência


A psicopedagogia e a linguagem escrita no contexto pós moderno

Professora Patrícia Rodrigues Ruiz

In: Revista da Pós Graduação, UNIFIEO , Centro Universitário,PDF.
Cristiene de Paula Alencar
Márcia Siqueira de Andrade

Em primeiro lugar, não podemos perder de vista que a Psicopedagogia pode ser entendida... “como conhecimento independente e complementar, possuída de objeto de estudo, que trata do processo de aprendizagem e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios...”
Inicialmente a Psicopedagogia tratava o assunto das defasagens educacionais como o “não aprender” de um sujeito que não podia aprender. Priorizava a reeducação e sanava as defasagens da aprendizagem.
O objeto de estudo sempre é o sujeito aprendendo.
O trabalho psicopedagógico atual é conceber um processo de aprendizagem que considera como os estímulos do meio interferirão no desenvolvimento biológico do indivíduo concernente com suas disposições afetivas e intelectuais.
Há a ampliação desse contexto que se traduz de uma forma mais extensa compreendendo a aprendizagem como um construto complexo.
Esse construto (processo) está centrado no indivíduo e na sua relação com o mundo, contextualizado socialmente.
A Psicopedagogia, então passa a ser tratada como uma disciplina específica e tem um status científico. Como tal, gera novos campos de conhecimento.
Esse conhecimento é validado no desenvolvimento do pensamento cientifico e torna a Psicopedagogia uma disciplina positivista.
Mas a Psicopedagogia é uma disciplina indisciplinada.
“Nossa disciplina é indisciplinada, como o são o desejo e o saber.Indisciplinada porque conhece a falta, os limites. No reconhecimento da carência está a potência...A Psicopedagogia vai constantemente discutindo seus fundamentos e construindo suas ferramentas.”(p.127,Revista da Pós Graduação).

Um comentário:

  1. Oi, Patricia, estou pesquisando para um texto da pós que faço em Psicopedagogia e estou aproveitando muitíssimo o seu texto! Obrigada! Cleide Arantes

    ResponderExcluir